Há muito tempo que não me sentia assim: inspirada.
Participei num projecto de cariz ambiental de raiz e acompanhei o seu desenvolvimento até ao produto final: o dia L (20 de Março). Fi-lo de forma voluntária, ocupei imenso do meu tempo, dei de mim e adorei a experiência.
Serei só eu a achar que fizémos algo incrivel?
Quer dizer, um bando de cidadãos comuns juntou-se numa causa comum e movimentou voluntários, empresas e instituições. Parecia no inicio um projecto hercúleo que nunca sairia do papel. Mas como estava a ser organizado em massa e a nivel nacional lá fomos avançando. O grupo foi crescendo e a fome juntou-se à vontade de comer (literalmente!)e o que parecia impossivel aconteceu!
Descobri no meu grupo concelhio pessoas fantásticas que mostraram que "Deus quer, o Homem sonha e a Obra nasce" (F. Pessoa). E que definitivamente a união faz a força. E essa força nota-se quando o núcleo duro não desmobilizou logo após o dia L e continua em força a apostar em novos projectos de forma a dar continuidade ao actual.
Está na altura de deixar a apatia e o egoísmo de lado.
Já ouvi dizer que este país está abandonado aos abutres. Isso não é verdade se nós não quisermos que seja! Se nós nos unirmos em causas comuns como fizémos agora podemos acabar com esta pouca verginha nomeadamente ao nivel dos crimes ambientais! Porque os crimes ambientais são crimes não só contra a Natureza mas também contra as pessoas. Ao poluirmos e permitirmos que outros poluam estamos a matar o nosso futuro!
Acho que a mensagem final que me ficou do Projecto Limpar Portugal foi essencialmente esta:
Como diria o Obama: YES WE CAN!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário